Transformações geométricas e matrizes: uma proposta de ensino com base na sala de aula invertida
Fecha
2020-09-25Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de ensino por meio de uma
sequência didática sobre o estudo das transformações geométricas e sua
representação por meio de matrizes. Para isso adotamos a metodologia ativa
denominada Sala de Aula Invertida e dividimos a sequência didática em
aprendizagens individuais E em espaços virtuais ofertados pela plataforma Khan
Academy e o software GeoGebra e em grupos no modo presencial na sala de aula. O
estudo previsto para ser desenvolvido em seis encontros contempla atividades sobre
reflexão, translação, rotação e transformação escala e suas relações com matrizes.
As atividades da sequência didática foram elaboradas levando em conta os três
momentos da Sala de Aula Invertida: Pré-aula, Aula e Pós-aula e além dos conceitos
matemáticos a serem tratados, os estudantes serão desafiados a indicar situações
que podem ser resolvidas com o uso dos conhecimentos adquiridos sobre a geometria
das transformações. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica,
do tipo estudo documental, com base em livros didáticos de Matemática do Ensino
Médio e Superior, artigos científicos e acesso a plataforma Khan Academy e ao
software GeoGebra. Acreditamos que esta proposta possa favorecer o processo de
ensino e aprendizagem e contribuir para o desenvolvimento da autonomia e
criatividade dos alunos, contemplando os temas estudados e contribuindo para
solução de algum problema social na comunidade ou no ambiente escolar.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: