Recursos educacionais abertos nas práticas didáticas dos professores de biologia
Fecha
2020-08-04Primeiro coorientador
Mazzardo, Mara Denize
Primeiro membro da banca
Bagetti, Sabrina
Segundo membro da banca
Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
Metadatos
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O presente estudo, vinculado ao Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, na Linha de Pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM – RS, analisou se ocorreram ou não mudanças no planejamento/elaboração do material didático dos professores de Ciências/Biologia que participaram da formação no Curso ―Small Open Online Course – REA – Educação para o Futuro‖, Edital 02/2017 – Programa Pesquisador Gaúcho (PqG), o qual objetivou introduzir e aprofundar a integração de tecnologias educacionais hipermídia, especialmente Recursos Educacionais Abertos (REA), para consolidar a inovação didático-metodológica na Educação Básica do RS. A partir desse contexto específico de formação, buscou-se analisar as mudanças de ações de alguns cursistas, instigando e analisando as possibilidades e os desafios da utilização dos REA como recursos de ensino-aprendizagem. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como procedimento o estudo de caso e foi estruturada em quatro etapas. A primeira etapa foi acompanhar o Curso ―Small Open Online Course – REA - Educação para o Futuro‖ – Edição 2019 como professora/formadora. Na segunda etapa, ocorreu a identificação e a seleção dos participantes e, como primeiro instrumento de coleta de dados, contou-se com as atividades realizadas durante esse Curso. Como terceira etapa, foi aplicado um questionário para os professores e, a partir dele, realizada a discussão dos dados coletados. Como quarta e última etapa, o produto final – a elaboração de um REA, em forma de material didático, como subsídio para trabalhar um conteúdo do Primeiro Ano do Ensino Médio na disciplina de Biologia, a saber, sobre as diferenças entre as células procariontes/eucariontes, diferenças entre as células animais/vegetais; membrana plasmática – funções, estrutura, propriedades, especializações e transporte de substâncias através da membrana celular. Como resultados, pôde-se observar que os participantes da pesquisa já utilizavam esses recursos; porém, alguns, sem ter o conhecimento do que realmente é um REA. Após as análises, percebeu-se que o Curso ―Small Open Online Course – REA – Educação para o Futuro‖ gerou mudanças de ação nos professores que participaram da pesquisa, os quais passaram a conhecer/diferenciar RE de REA e a integrar REA no planejamento de suas práticas didáticas, embora ainda se sintam tímidos quanto à disponibilização desses materiais na rede de forma aberta para auxiliar outros professores de Ciências/Biologia. No momento que isso acontecer de fato, estar-se-á ampliando as possibilidades de REA disponíveis na rede, proporcionando melhorar o compartilhamento de conhecimento e ensino-aprendizagem de qualidade.
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