O papel da educação no enfrentamento da criminalidade: um estudo no CASE/Novo Hamburgo
Abstract
O presente artigo aborda o papel da Gestão Pública na promoção da educação como ferramenta de transformação social, capaz de corroborar para a diminuição dos índices de criminalidade entre os adolescentes. Para tanto, apresenta um estudo de caso desenvolvido acerca da escolaridade dos jovens que se encontram em regime de privação de liberdade, em uma instituição de cumprimento de medidas socioeducativas, situada no município de Novo Hamburgo. Deste modo, o objetivo norteador do estudo que segue está calcado na possiblidade dos processos formativos atuarem como elementos determinantes para a ressignificação da trajetória de vida destes jovens, e, por conseguinte, da sua cidadania. Através deste trabalho, pode-se perceber que o distanciamento da escola é um fator compartilhado por todos os jovens investigados, no momento em que entraram em conflito com a lei, o que revela a importância do investimento em políticas públicas no âmbito da educação, para que os índices de evasão possam diminuir, aumentando as possibilidades de resgate social destes jovens.
Collections
- Gestão Pública - EaD [343]