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dc.contributor.advisorPasin, Marcia
dc.creatorMachado, João Gonçalves
dc.date.accessioned2021-07-08T12:29:30Z
dc.date.available2021-07-08T12:29:30Z
dc.date.issued2021-02-09
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21338
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2021.por
dc.description.abstractHead Mounted Displays (HMDs), used in games and virtual reality applications, can induce symptoms of cybersickness, which impairs users’ experience and immersion. Symptoms include dizziness, loss of balance, headache, dizziness and pallor. Most users of HMDs experience one or more symptoms of cybersickness, which is also a limiting factor for game developers for these environments. Many techniques traditionally developed for games on traditional monitors cannot be applied to virtual reality HMDs. Considering the problem of cybersickness, the objective of this work is to verify the effectiveness of applying techniques to mitigate symptoms of cybersickness in HMDs in virtual reality environments. Two techniques were implemented, rotational blur and tunneling, in a virtual reality environment that induces cybersickness effects in the participants. As implementation support , the Unity 3D graphics engine was used, which is compatible with most of the virtual reality headsets available on the market. Minimizing the effects of cybersickness while using the environment was assessed in a preliminary experiment and using questionnaires. The evaluated techniques proved to be effective, but further study still needs to be conducted.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCybersicknesseng
dc.subjectHeadseteng
dc.subjectRealidade virtualpor
dc.subjectUnityeng
dc.titleAvaliação da aplicação de técnicas para amenizar efeitos da Cybersickness em um ambiente de realidade virtualpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoOs Head Mounted Displays (HMDs), usados em jogos e aplicações de realidade virtual, podem induzir sintomas de cybersickness, que prejudica a experiência e a imersão dos usuários. Sintomas incluem tontura, perda de equilíbrio, dor de cabeça, vertigem e palidez. A maioria dos usuários de HMDs sente um ou mais sintomas de cybersickness, que também é um limitante para desenvolvedores de produtos e de jogos para esses ambientes. Muitas técnicas tradicionalmente desenvolvidas para jogos em monitores tradicionais não podem ser aplicadas nos HMDs em realidade virtual. Considerando os problemas da cybersickness, o objetivo deste trabalho é verificar a efetividade da aplicação de técnicas para mitigar sintomas de cybersickness em HMDs para ambientes de realidade virtual. Foram implementadas duas técnicas, rotational blur e tunneling, em um ambiente de realidade virtual que induz os efeitos cybersickness nos participantes. Como suporte para a implementação, foi utilizado o motor gráfico Unity 3D, que tem compatibilidade com grande parte dos headsets de realidade virtual disponíveis no mercado. A minimização dos efeitos da cybersickness durante a utilização do ambiente foi avaliada em um experimento preliminar com uso de questionários. As técnicas avaliadas se mostraram efetivas, mas um estudo mais aprofundado ainda precisa ser conduzido.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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