Avaliação da aplicação de técnicas para amenizar efeitos da Cybersickness em um ambiente de realidade virtual
Resumo
Os Head Mounted Displays (HMDs), usados em jogos e aplicações de realidade virtual,
podem induzir sintomas de cybersickness, que prejudica a experiência e a imersão dos
usuários. Sintomas incluem tontura, perda de equilíbrio, dor de cabeça, vertigem e palidez. A
maioria dos usuários de HMDs sente um ou mais sintomas de cybersickness, que também é um
limitante para desenvolvedores de produtos e de jogos para esses ambientes. Muitas técnicas
tradicionalmente desenvolvidas para jogos em monitores tradicionais não podem ser aplicadas
nos HMDs em realidade virtual. Considerando os problemas da cybersickness, o objetivo deste
trabalho é verificar a efetividade da aplicação de técnicas para mitigar sintomas de cybersickness
em HMDs para ambientes de realidade virtual. Foram implementadas duas técnicas, rotational
blur e tunneling, em um ambiente de realidade virtual que induz os efeitos cybersickness nos
participantes. Como suporte para a implementação, foi utilizado o motor gráfico Unity 3D, que
tem compatibilidade com grande parte dos headsets de realidade virtual disponíveis no mercado.
A minimização dos efeitos da cybersickness durante a utilização do ambiente foi avaliada
em um experimento preliminar com uso de questionários. As técnicas avaliadas se mostraram
efetivas, mas um estudo mais aprofundado ainda precisa ser conduzido.
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