A avaliação em educação física escolar na Escola Nova Sociedade: as relações de manutenção e eliminação
Fecha
2014-02-26Primeiro membro da banca
Ferreira, Liliana Soares
Segundo membro da banca
Camini, Isabela
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo se insere na Linha de Estudos Epistemológicos Didáticos da Educação
Física (LEEDEF) do Centro de Educação Física de Desportos da Universidade Federal de
Santa Maria (CEFD/UFSM), e analisou as relações de manutenção e eliminação e como elas
se estabelecem a partir das práticas avaliativas nas aulas de Educação Física na Escola Nova
Sociedade, localizada no Assentamento Itapuí, conquistado pelo Movimento dos
Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul. Como
problema orientador desta pesquisa formulamos a seguinte questão: quais as contradições
presentes nas aulas de Educação Física, na Escola Nova Sociedade, no processo de avaliação
e quais as possibil idades de superação destas contradições, considerando o Projeto Político
Pedagógico (PPP) da Escola Para alcançar este objetivo desenvolvemos um estudo de caso,
que tem como objetivo geral: Compreender como se manifestam as contradições existentes na
relação capital trabalho e trabalho educação na organização do trabalho pedagógico da Escola
Nova Sociedade, tendo como foco de análise a avaliação nas aulas de Educação Física . Este
estudo se justifica pela necessidade de se compreender as relações que se estabelecem entre o
processo avaliativo, a escola (do campo) e o modo de produção capitalista. Como
instrumentos de coleta de informações utilizamos a revisão bibliográfica, observação
participante com a sistematização de um diário de campo, e entrevistas semi estruturadas com
o professor de Educação Física e parte da equipe diretiva, assim como um questionário com a
turma observada. A partir dos dados coletados com as observações, as entrevistas e o
questionário, percebemos que as as contradições que se m aterializam nesse processo são fruto
das relações capital trabalho, e se manifestam na relação com o Estado e a teoria e prática. As
relações de manutenção e eliminação se manifestam no interior do trabalho pedagógico em
Educação Física, entretanto, possui determinadas particularidades.
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