Análise de cenários de modelo de franquia de pequeno porte
Abstract
A inexperiência à qual o empreendedor pode estar sujeito pode tornar-se um fator de
risco ao iniciar um negócio. Tal risco pode ser minimizado ao aderir um modelo de franquia, já
estruturado e consolidado no mercado. Este trabalho objetivou, a partir da elaboração de um
planejamento estratégico e de uma análise de cenários, propor um modelo de franquia à uma
empresa de pequeno porte do setor varejista. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa
exploratória descritiva de natureza aplicada e abordagem mista. Para cumprir tal objetivo,
utilizou-se de uma matriz SWOT e métodos de análise econômica, como taxa interna de retorno
(TIR), valor presente líquido (VPL) e payback para avaliar o cenário ao qual o empreendimento
está inserido e suas possíveis variações. Os resultados e conclusões foram discutidos e
comparados entre si, por meio de um quadro comparativo que apresentam dois, dos três cenários
avaliados, como atrativos ao futuro investidor.