Proposta de plano para acompanhamento das recomendações sugeridas em relatórios de investigação de acidentes
Resumen
Os ambientes hospitalares são locais responsáveis pela prestação de serviços a saúde, que
promovem a assistência e o tratamento de seus pacientes. No entanto, expõe os profissionais
da área aos mais diversos riscos ocupacionais, podendo até ocasionar acidentes de trabalho.
Segundo dados da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CQVS), foram notificados
vinte e um acidentes típicos com profissionais do Hospital Universitário de Santa Maria
(HUSM) em 2017, sendo que destes, quinze ocorreram com enfermeiros, técnicos e auxiliares
de enfermagem. Quando notificado algum acidente de trabalho, é realizada uma investigação
do acidente, que gera um parecer com o diagnóstico da situação atual e as necessidades de
modificações para a prevenção de acidentes. No entanto, existe uma dificuldade na CQVS
para acompanhamento das recomendações propostas. Nesse sentido, o presente trabalho tem
como objetivo desenvolver um plano para acompanhamento das recomendações de melhorias
presentes nos pareceres técnicos da CQVS da UFSM. Para isso, o estudo foi dividido em
quatro etapas, com coleta de dados ocorrendo através de entrevistas semiestruturadas junto
aos profissionais de enfermagem envolvidos em acidentes de trabalho no período supracitado,
bem como junto aos profissionais do setor da CQVS responsáveis pela investigação dos
acidentes. Como resultados principais, verificou-se uma limitação no retorno dos dados aos
profissionais envolvidos, gerando uma dificuldade de implementação das recomendações
sugeridas. Ainda, foram identificadas dificuldades de organização dos dados referentes a
investigação dos acidentes e das atividades relacionadas as mesmas, decorrentes de um
planejamento inadequado da equipe da CQVS justificado, em parte, pela alta demanda de
trabalho e equipe reduzida. Desse modo, uma das sugestões para auxiliar nessas dificuldades,
e que tangencia todo o plano proposto, engloba um aprimoramento da ferramenta utilizada
pelo setor (planilha de dados), viabilizando um melhor acompanhamento dos dados e
organização das atividades.