Formação em engenharia de produção no Brasil: estudo de instituições de ensino superior públicas federais
Resumen
A formação de engenheiros de produção no Brasil se dá nas modalidades presenciais e a
distância, em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas, que adotam diretrizes
e projetos pedagógicos para atender à legislação e demandas da sociedade. A problemática
levantada é avaliar a formação em Engenharia de Produção (EP) nas IES no Brasil. Dessa
maneira, o trabalho será desenvolvido através de um estudo de caso múltiplo que toma como
unidades de análise as IES públicas federais com melhor desempenho no país, buscando
entender quais os fatores que contribuem no processo formador e quais seus vínculos causais
entre si e os instrumentos de avaliação vigentes. Com a aplicação do trabalho, foi possível
identificar através de análises qualitativas e quantitativas quais áreas do conhecimento da EP
apresentam maior impacto nos projetos pedagógicos dos cursos e como elas podem influenciar
no processo formador do engenheiro de produção. Sendo assim, foi possível avaliar o quanto
a formação em EP está atrelada à ênfase adotada dentro de cada IES para as áreas do
conhecimento da EP e os instrumentos de avaliação da qualidade de ensino utilizados.