Show simple item record

dc.contributor.advisorBerselli, Marcia
dc.creatorFazzioni, Mateus Junior
dc.date.accessioned2021-07-19T20:51:20Z
dc.date.available2021-07-19T20:51:20Z
dc.date.issued2021-02-05
dc.date.submitted2021-02-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21524
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Teatro.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDramapor
dc.subjectEstudos da performancepor
dc.subjectSala de aulapor
dc.subjectPedagogia das artes cênicaspor
dc.titleEntre realidade e ficção na sala de aula: o processo de drama através de uma lente performativapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Teatropor
dc.description.resumoA presente pesquisa desenvolvida no trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), busca tecer aproximações entre o processo de Drama e os Estudos da Performance. O objetivo é analisar um processo de drama através de uma lente performativa, permitindo focalizar e problematizar as diferentes dimensões performativas envolvidas na experimentação dramática. Esta investigação teórica parte da análise do processo de Drama “Um planeta para Pedro” desenvolvido com uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Prof.ª Margarida Lopes. Por intermédio dos estudos sobre o Drama, amparado em Cabral (2006) e Pereira (2015), e nos Estudos da Performance, amparado por Schechner (2012; 2013), Bonatto (2015), Pineau (2013) Peter McLaren (1992) entre outros, propõe-se aqui um estudo de caso qualitativo que se utiliza de uma lente teórica performativa para tecer uma análise da prática artísticopedagógica em sala de aula, desenvolvida por meio do Drama. Espera-se que as reflexões aqui tecidas possam contribuir para a ampliação dos estudos da Pedagogia das Artes Cênicas e para a criação de fissuras nas estruturas estabelecidas na escola, a fim de forjar outros espaços e relações na sala de aula, assim como reinventar novas práticas e novas escolas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.