Entre realidade e ficção na sala de aula: o processo de drama através de uma lente performativa
Resumo
A presente pesquisa desenvolvida no trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Teatro
da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), busca tecer aproximações entre o processo
de Drama e os Estudos da Performance. O objetivo é analisar um processo de drama através de
uma lente performativa, permitindo focalizar e problematizar as diferentes dimensões
performativas envolvidas na experimentação dramática. Esta investigação teórica parte da
análise do processo de Drama “Um planeta para Pedro” desenvolvido com uma turma do quinto
ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Prof.ª Margarida Lopes.
Por intermédio dos estudos sobre o Drama, amparado em Cabral (2006) e Pereira (2015), e nos
Estudos da Performance, amparado por Schechner (2012; 2013), Bonatto (2015), Pineau
(2013) Peter McLaren (1992) entre outros, propõe-se aqui um estudo de caso qualitativo que
se utiliza de uma lente teórica performativa para tecer uma análise da prática artísticopedagógica em sala de aula, desenvolvida por meio do Drama. Espera-se que as reflexões aqui
tecidas possam contribuir para a ampliação dos estudos da Pedagogia das Artes Cênicas e para
a criação de fissuras nas estruturas estabelecidas na escola, a fim de forjar outros espaços e
relações na sala de aula, assim como reinventar novas práticas e novas escolas.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: