Competências digitais para a docência em Educação Profissional e Tecnológica
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Data
2019-12-16Primeiro membro da banca
Bottentuit Junior, João Batista
Segundo membro da banca
Medina, Roseclea Duarte
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho teve como foco o estudo das Competências Digitais na Educação
Profissional e Tecnológica. Tal conceito é apresentado pela União Europeia e
definido como o conjunto de habilidades e atitudes para a resolução de problemas
complexos da sociedade. O estudo teve como objetivo principal investigar as
Competências Digitais dos docentes em um colégio de Educação Profissional e
Tecnológica no município de Santa Maria – RS. Como metodologia utilizou-se uma
abordagem qualiquantitativa dos dados e foi aplicado uma pesquisa de natureza
exploratória para mapear e analisar as potencialidades e fragilidades das
Competências Digitais dos docentes. Para isso foram utilizados dois instrumentos
para o mapeamento dessas competências, sendo eles, um questionário de
perguntas fechadas e um Survey. Com o total de 22 respondentes, o referido estudo,
por meio do mapeamento do perfil das Competências Docentes analisou as
demandas e apresentou estratégias nas 6 áreas de Competências Digitais
docentes. Como principal achado deste estudo, podemos citar os altos níveis de
avaliação que os docentes possuem em relação a promoção das Competências
Digitais assim como o elevado número de docentes que afirmou utilizar as
Tecnologias Digitais em suas práticas pedagógicas.
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