A gestão do pedagógico frente a educação especial na perspectiva da educação inclusiva
Resumo
Esta monografia apresenta algumas verificações e reflexões acerca da gestão do pedagógico frente à realidade da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. No trabalho inicialmente apresenta-se o histórico da educação especial, até se chegar à perspectiva da educação inclusiva nesta e, a partir disso, são abordadas algumas implicações que esse novo cenário traz ao trabalho dos professores e as próprias escolas. Nesse sentido, a educação inclusiva e a educação especial nesta perspectiva também precisam ser consideradas no processo de gestão escolar e no processo de gestão do pedagógico. Pedagógico foi aqui pontuado como sendo todo pensar e agir da escola com o objetivo de chegar à produção de conhecimento, razão de ser desta instituição. Como a produção do conhecimento perpassa essencialmente pela aula, perpassa essencialmente, então, pelo trabalho dos professores. Portanto, a gestão do pedagógico é produto do trabalho docente. Com isso, esta pesquisa teve por objetivo buscar verificar e analisar como estava acontecendo à gestão do pedagógico frente à educação especial na perspectiva da educação inclusiva. A realidade estudada foi a de uma escola do município de Agudo, do qual sou proveniente, sendo que foi analisado o Projeto-Pedagógico (PP) desta instituição e entrevistados seis professores/as, cinco dos anos iniciais e o/a professor/a de educação especial. Com este trabalho pude constatar que a gestão do pedagógico frente a uma realidade educacional especial inclusiva acontece mesclando concepções da educação especial na perspectiva inclusiva e concepções de uma educação tradicional, sendo que aos/as professores/as da instituição cabe ter um equilíbrio entre tais concepções em suas práticas. Ainda, são muitos os aspectos que envolvem os processos de gestão do pedagógico e, consequentemente, de gestão escolar, sendo que os processos de gestão educacional influenciam estes. Nesse sentido, como os próprios processos de gestão educacional muitas vezes não valorizam a educação especial na perspectiva inclusiva, ela fica, na maioria das vezes, em segundo plano no que tange os processos de gestão do pedagógico e gestão escolar.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]