O Rio Uruguai como estratégia de contextualização do ensino em uma escola com restrição de liberdade
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Data
2015-06-08Primeiro membro da banca
Loreto, Elgion Lúcio da Silva
Segundo membro da banca
Adaime, Martha Bohrer
Terceiro membro da banca
Wagner, Caroline
Quarto membro da banca
Lara, Simone
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Historicamente os processos educacionais em unidades de restrição de liberdade para menores
infratores, apresentam inúmeras problemáticas relacionadas à formação e a ressocialização
dos adolescentes, onde variados autores têm manifestado a ineficácia da aplicação das
medidas socioeducativas devido às condições de ensino impróprias, falta de formação
continuada para professores, bem como a inexistência de interesse dos adolescentes em
continuar os estudos mesmo quando em liberdade, além de fatores de ordem social e afetiva.
Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo avaliar aspectos dos processos educacionais
em uma unidade da Fundação de Atendimento Socio-Educativo, verificando o perfil dos
atores sociais, a rotina dentro da unidade, aspectos e estratégias pedagógicas utilizadas, bem
como, a execução de um curso de formação continuada aos professores, a partir da
contextualização e da problematização, através do Arco de Maguerez e por fim avaliar se a
aplicação de um projeto escolar interdisciplinar e baseado no rio Uruguai como temática de
contextualização do ensino pode contribuir para melhoria dos processos educacionais. Desta
forma, o presente trabalho é uma investigação qualitativa e quantitativa, desenvolvida no
município de Uruguaiana em uma escola localizada no interior de uma unidade de restrição de
liberdade. A pesquisa baseia-se na contextualização do ensino e na resolução de problemas, a
partir do uso do rio Uruguai como temática voltada para a contextualização dos conteúdos
formais das componentes curriculares. As análises dos dados obtidos no diagnóstico
apontaram a fragmentação de conhecimentos sobre a temática abordada, estratégias de ensino
tradicionais e pouco atrativas aos estudantes, além de baixo interesse escolar. Contudo o curso
de formação continuada efetuado para os professores demonstrou a aceitação, participação e
interesse do grupo, culminando com a elaboração e execução de uma proposta educacional
feita pelos professores e aplicada na totalidade da escola, com ações voltadas a toda Educação
Básica. A referida proposta foi intitulada: O rio Uruguai, um Leito de Histórias e Vidas, a qual
se caracterizou por uma estratégia de ação coletiva, interdisciplinar, contextualizada e
desenvolvida pelos professores, os quais foram os protagonistas da proposta em conjunto com
os adolescentes. A execução do projeto foi acompanhada pelo autor da pesquisa, o qual atuou
como instigador e mediador do processo, efetuando registros, análises e avaliação das ações.
Nesse sentido, após o desenvolvimento do presente trabalho e avaliação dos resultados
obtidos, é possível sugerir que a metodologia utilizada permitiu a implantação de um processo
coletivo de produção e compartilhamento de saberes, que culminaram no aperfeiçoamento
profissional dos professores e na reorganização do trabalho pedagógico, estimulando ações e
reflexões que conduziram a superação de algumas dificuldades advindas do sistema
educacional, refletindo na melhoria dos índices de aproveitamento escolar.
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