Aspectos científicos, tecnológicos e sociais na construção profissional docente
View/ Open
Date
2015-05-28Primeiro membro da banca
Lima, Valderez Marina do Rosário
Segundo membro da banca
Kawamura, Maria Regina Dubeux
Terceiro membro da banca
Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
Quarto membro da banca
Santos, Marlise Ladvocat Bartholomei
Metadata
Show full item recordAbstract
Diante dos desafios contemporâneos, relacionados às questões sobre Ciência e Tecnologia, o
professor e o futuro professor se vêem frente à necessidade de construir e/ou desenvolver
saberes de sua profissão, adequando sua prática e construindo uma visão em que seu
compromisso, como docente, esteja também voltado à dimensão social dessas questões.
Assim, foi desenvolvida, implementada e avaliada uma proposta de ensino junto à disciplina de
Didática das Ciências Biológicas I, no primeiro semestre de 2013, na Universidade Federal de
Santa Maria/RS, em que foram colocados em pauta, inicialmente, por meio de
estratégias/atividades diversificadas, assuntos que surgem como uma tendência no processo
da prática pedagógica, quais sejam: a Tipologia de Conteúdos, os Três Momentos Pedagógicos
(3MP), a Abordagem Temática e a Abordagem CTS. Em seguida, apresentou-se os elementos
básicos de um planejamento de ensino e, como recurso didático, uma matriz, que tem como
característica organizar e sistematizar os conteúdos Científicos, Tecnológicos e Sociais sobre o
tema/assunto que se deseja trabalhar. Ao construir um planejamento didático, essa matriz
possibilita, por meio de diversos caminhos, a escolha equilibrada de diferentes aspectos como,
por exemplo, políticos, ambientais e éticos, e não apenas os conteúdos conceituais. Investigouse, assim, uma possível evolução por parte dos futuros professores de Biologia, procurando
identificá-los segundo o nível de apropriação de conhecimentos didáticos construídos durante o
semestre e, definidos por meio de elementos de análise verificados à posteriori. Foram
identificados, então, três níveis de apropriação: Abordagem Temática Tradicional, Abordagem
Temática Dialógica e Abordagem Temática Crítica.
The following license files are associated with this item: