Grita-me! Como se ensaia uma encenadora?
Resumen
Este estudo traz reflexões sobre o processo de criação do espetáculo teatral GRITA-ME! O
projeto teve como objetivo investigar relações entre o processo de encenação e a composição
de uma escritura cênica viabilizada pelos corpos e estímulos presentes na prática criativa —
sejam os corpos dos atores, seja o meu, de encenadora. O encenador, nesse sentido, é um
mediador que concilia e dá liberdade no processo às vozes criadoras que dele fazem parte.
Valoriza, pois, não só sua palavra ou discurso, mas os dos atores como sujeitos da cena. Assim,
neste trabalho a elaboração da escritura cênica foi mobilizada pelo convívio (DUBATTI, 2014)
entre encenador e atores e os demais elementos que compõem a cena. A metodologia deste
estudo está centrada na noção de Ensaio, compreendida a partir de Larrosa (2004) para quem o
estado de Ensaio é um constante colocar-se disponível aos acontecimentos, ao momento
presente — processo que se dá de modo experimental, revendo-se a cada encontro em sala de
trabalho, em cada reflexão escrita. Como resultado deste trabalho, tivemos a apresentação
pública do espetáculo GRITA-ME!, bem como a elaboração de um relatório, a fim de registrar
as implicações e potencialidades que mobilizaram meu pensamento como encenadora.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: