O cinema e suas interfaces com gênero, sexualidade e educação física
Resumen
As formas como vamos construindo nossas representações em relação aos gêneros e às sexualidades está intimamente ligada às relações sociais que estabelecemos, às instituições que frequentamos e/ou compartilhamos de seus pressupostos e também aos artefatos culturais que temos acesso. Ao me utilizar de filmes, os vejo como um artefato cultural que produz sentido e significado permeados em relações de poder. Dessa forma, o trabalho teve como principal desafio compreender as representações que os/as acadêmicos/as de Educação Física constroem em relação a gênero e sexualidade a partir de filmes que abordam essas temáticas. Para esta pesquisa foi feito um grupo focal com sete acadêmicos/as do curso de Educação Física. Para analisar os dados utilizei análise de conteúdo por ter como base procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens. Diante disso, o que se pode concluir é que as representações de gênero e sexualidade dos/as acadêmicos/as estão bem próximas de uma norma referente, na qual, ser homem ou mulher, condiz estar de acordo com aquilo que se espera de um homem masculino heterossexual ou uma mulher feminina heterossexual.