Gêneros da família de reações a texto em uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa: estudo na perspectiva sistêmico-funcional da linguagem
Visualizar/ Abrir
Data
2020-02-27Primeiro membro da banca
Rottava, Lucia
Segundo membro da banca
Cabral , Sara Regina Scotta
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo geral desta pesquisa é mapear gêneros da família de reações a texto em livros didáticos de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio. Para isso, são utilizados pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional, com foco na perspectiva australiana sobre gêneros de texto; especificamente, sobre a família de reações a texto (ROTHERY, 1986; ROTHERY, 1993; MARTIN; ROSE, 2008; CHRISTIE; DEREWIANKA, 2008; ROTHERY; STENGLIN, 2000) que, de acordo com Rose e Martin (2012), faz uso principalmente do sistema semântico-discursivo de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) para realizar seus propósitos sociais. O universo de análise desta pesquisa é formado pelos volumes da coleção Português linguagens, que foi a mais distribuída pelo Programa Nacional do Livro Didático nos âmbitos escolares em que esta pesquisa foi realizada. A coleta dos textos ocorreu a partir de pistas contexto-situacionais sobre o propósito social da família de reações a texto e, como recorte, foram selecionados textos utilizados em capítulos destinados ao ensino de gramática, interpretação e produção de textos, constituindo o corpus num total de vinte e um textos. A análise dos recursos linguísticos dos subsistemas atitude e engajamento do sistema semântico-discursivo de Avaliatividade e a descrição da Estrutura Esquemática de Gênero possibilitaram evidenciar o propósito social específico de cada gênero de texto. A partir disso, foram encontradas duas instanciações do gênero resposta pessoal, oito do gênero resenha, uma instanciação do gênero interpretação temática e três instanciações do gênero resposta crítica. Além disso, foram encontrados seis textos que instanciam o propósito social da família de reações a texto, mas não tiveram sua Estrutura Esquemática de Gênero e seu propósito social específico descritos conforme a Linguística Sistêmico-Funcional até o presente momento, e uma reação a texto não foi possível classificá-la como resposta pessoal ou resenha.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: