Determinantes da qualidade da proficiência dos alunos das escolas públicas brasileiras de 2011 a 2017: uma abordagem com dados em painel espacial
Fecha
2020-05-18Primeiro coorientador
Becker, Kalinca Leia
Primeiro membro da banca
Casagrande, Dieison Lenon
Segundo membro da banca
Pelegrini, Tatiane
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação apresenta um estudo sobre os condicionantes da proficiência escolar dos alunos em escolas públicas nos municípios brasileiros. Verificaram-se os efeitos que a infraestrutura física do ambiente escolar, a qualificação dos professores, as características dos alunos e de suas famílias exerceram no desempenho em matemática dos alunos do 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas agregadas em municípios. Para isso, foram utilizados os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do Censo Escolar entre 2011 e 2017, sob a metodologia de dados em painel espacial. Os resultados apontaram que as condições familiares foram os fatores que mais influenciaram o desempenho médio dos alunos no SAEB em nível municipal no período estudado, principalmente no que se refere à escolaridade da mãe, de modo que a proporção de mães mais instruídas teve impactos tanto diretos quanto indiretos para os municípios vizinhos, demostrando que o background familiar de uma região pode afetar positivamente tanto o desempenho escolar local quanto o de outras regiões. Em relação aos demais parâmetros, a proporção de alunos que leem com frequência e fazem os exercícios para casa, em geral, tiveram efeitos positivos e significativos sobre o desempenho nas avaliações do SAEB, assim como a proporção de alunos que tiveram suas tarefas corrigidas pelos professores. Para além desses, verificou-se forte dependência espacial da nota municipal em matemática do SAEB, constatando que a estrutura espacial é relevante para determinação do desempenho escolar dos alunos na esfera municipal no Brasil, em que a performance do município nesse quesito está associada de forma positiva à dos demais municípios, ou seja, há transbordamentos positivos das variáveis internas para a sua vizinhança. Em contrapartida, os resíduos possuíram efeito inverso, em que choques podem diminuir o desempenho médio do município em questão, transbordando para seus vizinhos.
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