Educação Física e prática pedagógica: objetivos de ensino e recursos/estratégias didáticas a partir de uma revisão bibliográfica
Resumen
O objetivo deste trabalho consistiu em verificar a produção desenvolvida pelo campo da Educação Física brasileira no que diz respeito aos objetivos de ensino e os recursos/estratégias didáticas na Educação Física Escolar. Dessa forma, foi realizada uma revisão bibliográfica em dois periódicos brasileiros, online, mais bem classificados na área pedagógica da Educação Física, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PORTAL CAPES) e que constam na relação “Qualis”(classificação de periódicos) área da saúde, subárea Educação Física, sendo elas: Revista Motriz e Revista Movimento, a fim de analisar os artigos de 2007 a 2017 que tinham como interesse principal de pesquisa objetivos de ensino e recursos/estratégias didáticas. Como resultados, foram encontrados quatro estudos que se referenciam a presente temática. A partir destes, identificamos como recurso/estratégia didática: o texto escrito, livro, tampas de garrafas pet e botões; e ao tratarmos sobre os objetivos de ensino, percebemos que ambos são constituídos a partir da concepção de ensino que os professores e pesquisadores dos estudos estabelecem em suas prática pedagógicas e pesquisas. Por fim, mesmo com um número pequeno de publicações, o tema se apresenta como necessária a prática pedagógica da Educação Física escolar.
Colecciones
- Educação Física Escolar [200]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: