Educação Física Escolar, obesidade infantil e estilo de vida: uma revisão bibliográfica
Resumen
OBJETIVO: O objetivo do estudo consiste em elencar, identificar e analisar, através de uma revisão bibliográfica as publicações referentes às temáticas: educação física escolar, obesidade infantil e estilo de vida. MÉTODO: Realizou-se uma busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS - Brasil), a bases de dados MEDLINE, LILACS e SciELO, com os descritores “educação física escolar”, “obesidade infantil” e “estilo de vida” selecionando artigos completos disponíveis na íntegra e online, publicados no período de 2009 a 2019 e no idioma português. RESULTADOS: Como primeira etapa foram selecionados os artigos nas bases MEDLINE (N = 0), LILACS (N= 9) e SciELO (N = 4), totalizando
13 artigos, logo após utilizando os critérios de inclusão do estudo foram excluídos 11 artigos, elencando dois artigos selecionados que contemplaram os descritores do estudo. Foi possível identificar que um dos artigos buscou identificar os níveis de sedentarismo e horas de repouso e de prática em crianças, o outro artigo traz uma alternativa através de um Exergame para a mudança das atitudes e hábitos de crianças com obesidade. CONCLUSÃO: Conclui-se que os estudos selecionados trazem em seus resultados preocupações em relação a obesidade infantil. Observou-se que enquanto um mostra a realidade do sedentarismo em crianças e consequentemente a obesidade infantil o outro mostra uma alternativa, através da motivação para a prática de atividade física por meio de um recurso tecnológico. Considera-se um fator positivo ter encontrado esses dois estudos mesmo não tendo vinculação direta com a educação física escolar porém, mostrando de forma indireta a importância e a influência da educação física na escola, de ser praticada por todos e de ser agregada para a vida.
Colecciones
- Educação Física Escolar [200]
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