O envelhecimento humano na formação de educadores
Fecha
2020-01-17Primeiro coorientador
Cruz, Ivana Beatrice Manica da
Primeiro membro da banca
Confortin, Susana Cararo
Segundo membro da banca
Leite, Marinês Tambara
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O envelhecimento populacional não pode ser negligenciado pela sociedade, que precisa com
urgência adaptar-se a esse novo contexto etário e suas demandas, em que a população idosa
aumenta exponencialmente. A presente dissertação foi desenvolvida tendo como objetivo geral
investigar a implantação da disciplina Tópicos Transversais para a Formação Docente I,
ocorrida no ano de 2019 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Essa dissertação foi
dividida em dois artigos. O primeiro apresenta uma revisão integrativa com o objetivo de
identificar, com base na literatura, referências encontradas nas plataformas de pesquisa on-line,
Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde e Scientific
Electronic Library Online, como a gerontologia vem sendo abordada no contexto educacional
das Universidades. O segundo manuscrito versa a cerca da implantação da disciplina Tópicos
Transversais para a Formação Docente I nos cursos de licenciatura da UFSM, à luz da
orientação proposta pelo Ministério da Educação (MEC) na Resolução n° 02/2015, que traz
consigo o tema transversal: faixas etárias, com o intuito de acompanhar a adaptação da
Educação Superior - nesse caso da UFSM - ao contexto etário social vigente. Como resultados,
a revisão integrativa evidencia que os manuscritos em geral, limitam-se a descrever a criação
dos cursos de graduação em gerontologia, como é o caso da Universidade Federal de São
Carlos, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e Universidade de São Paulo (USP), e
ainda, discutir as características dos bacharéis gerontólogos. O segundo artigo versa sobre o
reconhecimento dos méritos da UFSM ao se propor como instituição desbravadora no que
concerne a adequação do ensino superior à Resolução proposta pelo MEC, referente ao
desenvolvimento de temas transversais em apoio ao respeito à diversidade social inicialmente
nos cursos de licenciatura. Por fim, em âmbito geral cabe salientar ser imprescindível que
esforços sejam feitos para que o Ensino Superior prepare futuros profissionais de maneira
condizente à realidade social, em que os conhecimentos na área gerontológica são
impreterivelmente necessários.
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