A relação entre o desenvolvimento das abordagens críticas da EF e a precarização do trabalho docente na escola pública
View/ Open
Date
2015-03-12Primeiro membro da banca
Fonseca, Laura Souza
Segundo membro da banca
Marin, Elizara Carolina
Metadata
Show full item recordAbstract
A década de 1980 foi um importante período de embates político/ideológicos no país, fruto deste momento e por influência da área da Educação, foram formuladas as abordagens críticas da Educação Física. Contrapondo a histórica utilização da EF para reafirmar interesses da elite, as abordagens críticas questionam esta subordinação e faz uma proposição didática e metodológica, fundamentadas nas ciências sociais e sistematizadas na abordagem crítico-superadora e abordagem crítico-emancipatória. No entanto, mais de vinte anos após estas formulações, estas abordagens não são práticas hegemônicas na EF escolar. Considerando o contexto de descaso com a educação pública no país, em meio a conjuntura de crise estrutural (Mészáros, 2011) do capital que propõe políticas neoliberais como saída da crise, jogando o ônus desta crise na relação capital x trabalho, temos como objetivo neste estudo: compreender a relação que se dá entre o desenvolvimento das abordagens críticas da EF e a precarização do trabalho docente na escola pública. Para isto, nos basearemos no método do Materialismo Histórico-Dialético. Como instrumento de pesquisa utilizaremos entrevista semi-estruturada com professores de Educação Física da rede estadual do Rio Grande do Sul (8ª CRE), e revisão bibliográfica da análise documental da legislação educacional a partir da década de 90, por ser o momento quando se inseriu, com mais força, as políticas neoliberais na educação brasileira. Após análise dos elementos levantados, percebemos que os poucos professores que tem propriedade destas abordagens encontram grandes dificuldades em desenvolvê-las. Concluímos que a precarização do trabalho docente é elemento importante que limita o desenvolvimento das abordagens críticas na escola pública. Além disto, percebemos que a estrutura organizacional da escola pública, instituição gerida pelo Estado e que tem como um dos seus objetivos disseminar a ideologia burguesa, também se mostra como um empecilho para desenvolver práticas contra-hegemônicas na escola. Considerando o movimento contraditório que move a realidade concreta, entendemos que apesar da escola pública ter um papel claro na reprodução da sociabilidade em que vivemos, existem fissuras nesta estrutura que permitem o desenvolvimento de práticas pedagógicas contra-hegemonicas, ainda que limitadas. Frente a esta realidade, acreditamos que a luta para desenvolver as abordagens críticas na escola deve estar aliada ao movimento mais geral de luta em defesa da escola pública e de mudança estrutural da sociedade. Passos e ferramentas importantes para isto temos mos movimentos autônomos e de unidade, como o Bloco de Lutas construído a partir das Jornadas de Junho e, no âmbito da educação, o Encontro Nacional de Educação e suas etapas preparatórias.
Collections
The following license files are associated with this item: