CAITA: modelo de unidade de estudo para o desenvolvimento colaborativo de RPG no ensino de artes

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Date
2021-03-24Primeiro membro da banca
Cordenonsi, Andre Zanki
Segundo membro da banca
Menezes, João Ricardo Bittencourt
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O ensino da arte-educação hoje é entrelaçado aos temas contemporâneos tais quais as tecnologias digitais e temas da cultura visual, suas produções, e seus sentidos, seus compartilhamentos. Sendo assim, as Tecnologias Educacionais possuem um papel importante, como uma possibilidade de modificar e integrar espaços de ensino, atuando como um propulsor de encontros entre estes temas, problematizando imagens e deslocando olhares. Esta pesquisa se trata de uma dissertação de mestrado desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na Linha de Pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, e propõe encontrar caminhos metodológicos que podem ser percorridos para o desenvolvimento colaborativo de jogos de RPG vinculado à cultura visual para o ensino interdisciplinar de artes visuais. Para a pesquisa, foram utilizados conceitos de cultura visual (MARTINS, 2015; NASCIMENTO, 2020; HERNÁNDEZ, 2020), de Design Instrucional (FILATRO, 2008, 2010; BOLER E KAPP, 2018) e de jogos de RPG (EWALT, 2016; WIZARDS, 2014, 2017, 2019). Como metodologia adotou-se uma abordagem qualitativa mista incluindo cartografia, netnografia e pesquisa colaborativa. Como resultado, apresentamos como produto dessa pesquisa o modelo CAITA, um modelo de unidade de estudo para professores atuarem na mediação do desenvolvimento de jogos, intencionando questionamentos, invenções de imagens e de espaços de diálogo. O CAITA visa oferecer aos professores-mediadores e gestores uma possibilidade para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares de ensino por meio do desenvolvimento de jogos de RPG. Para avaliação do CAITA foram aplicados questionários para análise das dimensões tecnocientífica, pedagógica, comunicacional, tecnológica e organizacional (FILATRO, 2015). Destaca-se, como principais resultados da avaliação a recepção positiva do modelo principalmente por professores e da compreensão da potencialidade do ensino colaborativo e interdisciplinar de artes visuais por meio da cultura visual, sendo este adaptável a cada realidade. O modelo atinge o objetivo de apresentar uma possibilidade de articulação interdisciplinar de desenvolvimento de jogos de RPG, o que pode ainda se desdobrar em muitas possibilidades didáticas e pedagógicas de acordo com as necessidades de cada professor-mediador.
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