O Plano de Desenvolvimento da Educação: uma análise no contexto escolar
Abstract
O atual cenário no qual estão inseridas as políticas públicas no Brasil nos remete a
várias discussões, reflexões e estudos acerca do tema das políticas educativas e da
gestão educacional. Para tal é necessário que se realize um resgate histórico de
como os últimos governos estão encaminhando suas políticas educacionais, a partir
de uma perspectiva crítica do discurso neoliberal no campo educacional. Neste
sentido o Estado vem sendo reorganizado, a partir de um discurso neoliberal, o qual
busca uma crítica ao Estado intervencionista, promovendo políticas de minimização
da atuação do Estado nas políticas sociais. Além disso, estabelece uma nova forma
de organização e gestão do Estado através de uma administração pública gerencial.
Assim, este estudo teve como objetivo analisar as ações do Plano de
Desenvolvimento da Educação (PDE), no contexto do PNE, relacionando-o com as
políticas de educação neoliberais e sua repercussão em uma escola da rede pública
estadual do município de Pelotas (RS). A metodologia utilizada baseou-se na
abordagem qualitativa, através da análise documental do Plano Nacional da
Educação (PNE) e principalmente do Plano de Desenvolvimento da Educação
(PDE), observações em uma escola pública da rede estadual do município de
Pelotas (RS) e entrevistas com uma professora desta instituição. O PDE apresentase
como um plano capaz de solucionar os problemas educacionais, promete um
“salto” na qualidade da educação básica e superior, entre tantas outras mudanças
nos sistemas de ensino. Porém ao realizarmos uma análise do PDE ficam evidentes
as inúmeras fragilidades deste plano, como a completa desarticulação com as
escolas, a falta de informações acerca deste, a presença constante do discurso
neoliberal, entre outros.
Collections
- Gestão Educacional [289]