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dc.contributor.advisorMiranda, Fernanda Alves Carvalho de
dc.creatorSilva, Carla Simone Pessota Ribeiro da
dc.date.accessioned2021-08-12T17:40:38Z
dc.date.available2021-08-12T17:40:38Z
dc.date.issued2021-03-18
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21914
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2021.por
dc.description.abstractObjective: to verify the knowledge and participation of Students - Multiprofessional Residents and Graduates in the Health area - inserted in the practical field of Family Health Strategies in the city of Santa Maria, Rio Grande do Sul, on Social Control in Health. Method: Qualitative descriptive study with the participation of twenty students. The sample was given for convenience and the saturation of the findings was limited. An online questionnaire was made available to research participants through the Google Forms® platform. Content analysis was used and the research was carried out from August to September 2020. Results: they were organized in two sections: 1) Characterization of students and 2) Analytical Categories, the first being - Impressions on Social Control in Health and about the Representation Instances and the second - Graduation and Social Control in Health. Conclusion: the study demonstrated weaknesses in the process of training students regarding the approach and experience in Social Control in Health. It was observed that students who, during the formative process, they had contact with the instances of the Student Movement, they had greater property in the speeches and in the questions about Social Control in Health. It was clear the importance of stimulating the participation of students (either in undergraduate or graduate courses) in instances of participation in Social Control in Health and how participation in these spaces has the potential to improve the training process of professionals health.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectControle social em saúdepor
dc.subjectGraduação e controle social em saúdepor
dc.subjectParticipação socialpor
dc.subjectSocial control in healtheng
dc.subjectGraduation and social control in healtheng
dc.subjectSocial participationeng
dc.titleControle social em saúde: percepções de estudantes inseridos em estratégias de saúde da famíliapor
dc.title.alternativeSocial control in health: perceptions of students inserted in family health strategieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoObjetivo: verificar o conhecimento e a participação de Estudantes - Residentes Multiprofissionais e Graduandos na área da Saúde - inseridos no campo prático das Estratégias de Saúde da Família do Município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, sobre o Controle Social em Saúde. Método: Estudo descritivo qualitativo que contou com a participação de vinte estudantes. A amostra deu-se por conveniência e limitou-se a saturação dos achados. Um questionário online foi disponibilizado aos participantes da pesquisa através da plataforma Google Forms®. Utilizou-se a análise de conteúdo e a pesquisa foi desenvolvida nos meses de agosto a setembro de 2020. Resultados: foram organizados em duas seções: 1) Caracterização dos estudantes e 2) Categorias Analíticas, sendo a primeira - Impressões sobre o Controle Social em Saúde e sobre as Instâncias de representação e a segunda - Graduação e o Controle Social em Saúde. Conclusão: o estudo demonstrou fragilidades no processo de formação dos estudantes quanto à abordagem e vivência no Controle Social em Saúde. Observou-se que os estudantes que, durante o processo formativo, tiveram contato com as instâncias do Movimento Estudantil tiveram maior propriedade nas falas e nos questionamentos sobre o Controle Social em Saúde. Ficou clara a importância de haver estímulo à participação dos estudantes (seja na graduação ou na pós-graduação) nas instâncias de participação do Controle Social em Saúde e de como a participação nesses espaços tem potência para aprimorar o processo formativo dos profissionais da saúde.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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