Controle social em saúde: percepções de estudantes inseridos em estratégias de saúde da família
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Date
2021-03-18Author
Silva, Carla Simone Pessota Ribeiro da
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Objetivo: verificar o conhecimento e a participação de Estudantes - Residentes Multiprofissionais e Graduandos na área da Saúde - inseridos no campo prático das Estratégias de Saúde da Família do Município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, sobre o Controle Social em Saúde. Método: Estudo descritivo qualitativo que contou com a participação de vinte estudantes. A amostra deu-se por conveniência e limitou-se a saturação dos achados. Um questionário online foi disponibilizado aos participantes da pesquisa através da plataforma Google Forms®. Utilizou-se a análise de conteúdo e a pesquisa foi desenvolvida nos meses de agosto a setembro de 2020. Resultados: foram organizados em duas seções: 1) Caracterização dos estudantes e 2) Categorias Analíticas, sendo a primeira - Impressões sobre o Controle Social em Saúde e sobre as Instâncias de representação e a segunda - Graduação e o Controle Social em Saúde. Conclusão: o estudo demonstrou fragilidades no processo de formação dos estudantes quanto à abordagem e vivência no Controle Social em Saúde. Observou-se que os estudantes que, durante o processo formativo, tiveram contato com as instâncias do Movimento Estudantil tiveram maior propriedade nas falas e nos questionamentos sobre o Controle Social em Saúde. Ficou clara a importância de haver estímulo à participação dos estudantes (seja na graduação ou na pós-graduação) nas instâncias de participação do Controle Social em Saúde e de como a participação nesses espaços tem potência para aprimorar o processo formativo dos profissionais da saúde.
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