O videogame como atividade motivadora na aula de Educação Física
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo que buscou verificar
se os jogos de atividades rítmicas do videogame “Play Station 2”, que utiliza o controle no
estilo de tapete, motivam os alunos à prática de Educação Física. O mesmo foi realizado
verificando quantitativamente se existem diferenças significantes entre os níveis de
motivação intrínseca e extrínseca e, qualitativamente, analisando-se as razões apontadas
pelos alunos em gostar ou não das aulas. Os resultados mostraram que, na motivação
extrínseca, 10 das 16 alternativas de resposta apresentam diferenças estatisticamente
significativas entre o pré e pós-teste. E na motivação intrínseca houve diferença
significativa em 08 das 16 alternativas de respostas. Na análise qualitativa, constatou-se
que as locuções do pós-teste são mais ricas em aspectos que permitem maiores
oportunidades para a manutenção da motivação, pois trabalham com novas habilidades,
desafios e mídias. Constatou-se que, através da utilização de atividades rítmicas do
videogame, houve o aumento das relações positivas de afeto, a aceitação do aluno pelo
grupo e professor, o gosto de aprender novas habilidades e novos desafios.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]