dc.creator | Martins, Tailon | |
dc.date.accessioned | 2021-08-20T18:37:42Z | |
dc.date.available | 2021-08-20T18:37:42Z | |
dc.date.issued | 2021-02-18 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22021 | |
dc.description.abstract | Since the Industrial Revolution, the world has relied on non-renewable energy sources
and the participation of fossil fossils, throughout history, has been fundamental to
strengthening the economy of many countries. Despite leveraging economic growth,
there has been an intense increase in carbon dioxide emissions into the atmosphere.
Although there may still be uncertainties about the magnitude of the impacts of this
gas, global warming is one of the main consequences, causing concerns from the
perspective of economic and sustainable development. Therefore, this research arises
with the objective of determining the intertemporal relationship in the short and long
term dynamics caused by the consumption of coal, oil and natural gas in the emission
of carbon dioxide by the G7 countries in the period from 1965 to 2018. To achieve the
proposed objective, the Auto-regressive and Distributed Lag and Bound test models
for detecting cointegration were used. As a result, due to structural breaks in the
variables, the best model selected was the one that incorporated two dummy variables
for the break periods (1978 and 1990). Positive unidirectional causality was identified,
in the sense that the consumption of fossil fuels provides an increase in carbon dioxide
emissions. Short-term elasticities indicate that an increase of 1 percentage point in the
consumption of oil, coal and natural gas will cause, respectively, an increase of
0.4823%, 0.3140% and 0.1717% in carbon dioxide emissions. In the long run, the
increase of 1 percentage point in the consumption of oil, coal and natural gas will
cause, respectively, an increase of 0.4924%, 0.2692% and 0.1829% in carbon dioxide
emissions. The error correction model indicates that 47.39% of a shock in the carbon
dioxide emissions variable is resolved in one year, such that, after 2 years, the carbon
dioxide emissions return to long-term equilibrium. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Combustíveis fósseis | por |
dc.subject | Dióxido de carbono | por |
dc.subject | Modelos autorregressivos e de defasagens distribuídas | por |
dc.subject | Cointegração | por |
dc.subject | G7 | por |
dc.subject | Fossil fuels | eng |
dc.subject | Carbon dioxide | eng |
dc.subject | Autoregressive distributed lags models | eng |
dc.subject | Cointegration | eng |
dc.title | Análise causal intertemporal do consumo de combustíveis fósseis na emissão de dióxido de carbono | por |
dc.title.alternative | Intertemporal causal analysis of fossil fuels consumption in carbon dioxide emission | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Desde a Revolução Industrial, o mundo apoia-se em fontes de energia não renováveis
e a participação dos combustíveis fósseis, no decorrer da história, foi fundamental
para o fortalecimento da economia de muitos países. Apesar de alavancar o
crescimento econômico, houve um intenso aumento nas emissões de dióxido de
carbono na atmosfera. Embora ainda possam existir incertezas sobre a magnitude dos
impactos deste gás, o aquecimento global é uma das principais consequências,
acarretando preocupações na perspectiva do desenvolvimento econômico e
sustentável. Por isso, essa pesquisa surge com o objetivo de determinar a relação
intertemporal na dinâmica de curto e longo prazo causada pelo consumo de carvão,
petróleo e gás natural na emissão de dióxido de carbono pelos países do G7 no
período de 1965 a 2018. Para atingir o objetivo proposto, os modelos Autorregressivos
e de Defasagens Distribuídas e Bound test para detecção de cointegração foram
utilizados. Como resultados, em decorrência de quebras estruturais nas variáveis, o
melhor modelo selecionado foi aquele que incorporou duas variáveis dummies para
os períodos de quebra (1978 e 1990). Foi identificada causalidade unidirecional
positiva, no sentido de que o consumo de combustíveis fósseis proporciona o aumento
das emissões de dióxido de carbono. As elasticidades no curto prazo indicam que o
aumento de 1 ponto percentual do consumo de petróleo, carvão e gás natural irá
ocasionar, respectivamente, o aumento de 0,4823%, 0,3140% e 0,1717% nas
emissões de dióxido de carbono. A longo prazo, o aumento de 1 ponto percentual no
consumo de petróleo, carvão e gás natural irá ocasionar, respectivamente, o aumento
de 0,4924%, 0,2692% e 0,1829% nas emissões de dióxido de carbono. O modelo de
correção de erros indica que 47,39% de um choque na variável das emissões de
dióxido de carbono é resolvido em um ano, tal que, após 2 anos, as emissões de
dióxido de carbono retornam ao equilíbrio de longo prazo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Adriano Mendonça | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5271075797851198 | por |
dc.contributor.referee1 | Coronel, Daniel Arruda | |
dc.contributor.referee2 | Angioletto, Elidio | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0228765268754495 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia de Produção | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |