A gestão democrática e a orientação educacional no contexto escolar
Resumo
A presente monografia visa investigar as ações do Orientador Educacional, no espaço escolar, na perspectiva de uma gestão educacional democrática. Este profissional sempre esteve relacionado às ocorrências do cotidiano, já que tudo o que acontece na escola ou na família, reflete na aprendizagem ou no comportamento dos alunos. No decorrer da história da orientação educacional, muitas áreas influenciaram suas práticas. Esta, por sua vez, caracteriza-se por um trabalho abrangente, na dimensão pedagógica, possuindo caráter mediador, junto aos demais segmentos da escola. O profissional orientador educacional na rede pública estadual faz parte da equipe pedagógica. Porém, na rede pública de ensino municipal, ainda não tem essa atuação. Este trabalho buscou realizar uma reflexão crítica da realidade educacional e possíveis contribuições deste profissional. A pesquisa foi realizada de forma exploratória, qualitativa, estudo de caso e com múltiplos referenciais teóricos. Foram aplicados questionários estruturados para a comunidade escolar: orientador educacional, professores, pais e alunos. E, a partir dos dados analisados, concluiu-se que o orientador educacional deve participar do planejamento e da caracterização da escola e da comunidade. Atualmente este profissional trabalha para intermediar conflitos escolares e ajudar os professores a lidar com alunos com dificuldade de aprendizagem. Contudo, evidenciou-se ainda que a contribuição do orientador educacional vem a ser importante, pois é um profissional mediador, que orienta, assiste e coordena a ação dos elementos significativos da escola, promovendo a verdadeira integração, em prol de uma gestão democrática na escola.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]