Avaliação numa perspectiva de qualidade
Abstract
Este trabalho apresenta uma exposição a respeito da avaliação
numa perspectiva de qualidade, tema que tem gerado controvérsias e
divide os profissionais em educação sobre qual o melhor método de
avaliar. Assim, temos a revisão de literatura, a fim de que se possa dar
um melhor embasamento ao trabalho e facilitar a sua compreensão por
parte do leitor; entrevistas realizadas com professoras regentes da Escola
Municipal de Ensino Fundamental, pois o que se espera é que a avaliação
deixe de ser um mero instrumento classificatório, como também o fator
que reflete nos altos índices de evasão e reprovação. Assim, os alunos e
professores devem entendê-la como um instrumento de compreensão do
estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno. Para a realização
deste trabalho foi empregado o estudo de caso, pelo fato deste permitir
uma análise profunda, permitir o cruzamento de várias fontes de
informação, confirmando ou rejeitando hipóteses para saber até que
ponto a avaliação pode influenciar no resultado final do aluno embora se
reconheça que há um abismo entre a teoria e prática, que acaba
contribuindo para a exclusão social. O que se espera são soluções
práticas baseadas no diálogo e na participação ativa dos alunos,
professores e, principalmente, da comunidade onde a escola está
inserida; que os esquemas rígidos e estruturados sejam substituídos por
outros mais leves, abertos, dinâmicos e flexíveis; e que a avaliação
realmente vise promover o aluno, capacitando-o para agir e interagir como
um cidadão brasileiro consciente de seus atos. Numa tentativa de dar
ampla visão do assunto, partiu-se do princípio de que o leitor desfrutará
deste conhecimento tácito para fazer as generalizações e desenvolver
novas idéias, novos significados, novas compreensões.
Collections
- Educação [46]