Representações sociais de sustentabilidade no ensino de ciências
View/ Open
Date
2019-12-19Primeiro membro da banca
Lima, Gustavo Ferreira da Costa
Segundo membro da banca
Dressler, Valderi Luiz
Terceiro membro da banca
Boer, Noemi
Quarto membro da banca
Canto-Dorow, Thais Scotti do
Metadata
Show full item recordAbstract
O fenômeno da sustentabilidade e desenvolvimento sustentável têm demonstrado significativa aderência aos mais diversos campos e atividades humanas. Ele tem relação direta com as demandas socioambientais, bem como, com questões de geopolítica, e no seu desenvolvimento tem focado a educação como estratégia de expansão. O objetivo deste estudo é conhecer as representações sociais de sustentabilidade que circulam pelo ensino de ciências no Brasil, e compreender suas implicações para a educação brasileira. Também trabalhamos com o pressuposto de que exista uma polissemia quanto ao conceito de, e que este ao mobilizar uma série de representações acabe por alçar o fenômeno a uma dimensão mitológica. Como suporte teórico foi utilizado a Teoria das Representações Sociais proposta originalmente por Moscovici (1981). O material empírico que serviu de fonte para as informações da pesquisa foram as coleções de livros didáticos de biologia disponíveis para o Plano Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio 2018 (PNLDEM), totalizando oito volumes; foram investigados ainda os principais documentos que orientam a educação brasileira, entre eles o Plano Nacional da Educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais, os Parâmetros Curriculares Nacionais, a recente Base Nacional Curricular Comum e a Matriz de Referência do Enem; o terceiro item investigado foram as publicações em periódicos A1, A2 e B1 da Área do Ensino de 1996 até 2018. Como metodologia adotou-se a Analise Textual Discursiva (ATD), onde a partir das categorias emergentes foram realizadas novas compreensões que deram origem as representações sociais de sustentabilidade. Os resultados gerais dão conta de representações sociais que se referem à natureza como recursos naturais; gestão da natureza; risco, catástrofe e salvacionismo; ciência, técnica e tecnologia; conhecimento, interdisciplinaridade e complexidade; sustentabilidade como princípio qualificador; representação ingênua de sustentabilidade; as Nações Unidas, conferências internacionais e governança; sociedades sustentáveis e ecodesenvolvimento; responsabilização individual; e a crítica à sustentabilidade. A emergência de diversas representações sociais aponta a sustentabilidade como fenômeno dúbio e multifacetário, e confirma sua moderna dimensão mitológica, centrada na manutenção do desenvolvimento e na continuidade do projeto de modernidade.
The following license files are associated with this item: