Seleção de professores temporários como estratégia na gestão da educação em municípios do Rio Grande do Sul
Fecha
2020-12-18Primeiro membro da banca
Battistella, Luciana Flores
Segundo membro da banca
Akkari , Abdeljalil
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa objetiva investigar como se configuram os processos de gestão de pessoas no recrutamento e seleção dos docentes temporários em Secretarias Municipais de Educação (SMED) do Estado do Rio Grande do Sul. A análise de como as SMEDs definem e articulam o provimento dos processos seletivos para professores da rede pública municipal no Estado, bem como a identificação da definição do perfil desejado dos professores para admissão temporária da rede municipal de ensino são as questões propulsoras e norteadoras deste estudo. A pesquisa visa contribuir na medida em que problematiza as práticas dos processos de seleção pública de professores por meio das discussões de princípios da gestão pública da área da administração, a fim de atingir, de forma mais ampla e plena, os princípios educacionais expressos nas políticas públicas. O corpus teórico foi constituído pelas discussões das políticas públicas educacionais, da gestão educacional, da gestão de pessoas nos processos seletivos e dos desafios no exercício docente, especialmente o perfil profissional do professor da educação básica. A pesquisa qualitativa, por meio do método de amostragem não probabilística, foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com dez representantes das SMEDs do Estado do Rio Grande do Sul. As questões que nortearam a pesquisa foram sobre o início dos processos de seleção e seus mecanismos utilizados, a percepção da eficiência dos resultados dos processos seletivos e o perfil desejado do professor. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016), a qual identifica as regularidades e singularidades considerando a totalidade das informações coletadas. Os resultados da pesquisa indicam que o provimento dos recursos é realizado em parceria com as diversas esferas do poder público municipal, seguindo os preceitos formais dos processos da gestão pública. A partir dos dados coletados, pode-se inferir principalmente duas questões: a primeira em relação à necessidade de conceber todo o processo de seleção com base no planejamento educacional das secretarias e dos estabelecimentos de ensino; a segunda, de repensar o recrutamento e a seleção de professores a partir da especificidade e natureza desta função. As entrevistas indicam que os processos seletivos, enquanto intencionalidade, expressam uma dimensão mais prática do que estratégica e que, apesar de considerarem de forma tácita um perfil que remete às dimensões humanas, efetivamente as seleções acabam se restringindo mais a elementos formais e burocráticos do que precisamente humanos e de competência profissional.
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