A Educação Física e a surdez
Abstract
Com esse trabalho procurou-se verificar se as crianças surdas participam das aulas
de Educação Física em suas respectivas escolas, visando identificar as ações que
constituem um dispositivo facilitador, ou não, para o processo de aprendizagem dos
educandos com Surdez, tendo como objetivos específicos constatar em que nível de
equilíbrio as alunas surdas encontram-se segundo Gallahue e Ozmun, verificar se as
alunas participam forma integral das aulas de Educação física. Acreditando-se que
se faz importante discutir tais questões na atualidade, uma vez que este é mais um
desafio para o contexto escolar e para os profissionais que trabalham com Educação
Física Adaptada, é que se motiva a realização desta pesquisa. O trabalho foi
desenvolvido através de uma pesquisa de campo qualitativa, com delineamento
descritivo apoiado no modelo de estudo de casos, sendo a coleta de dados realizada
através de um questionário composto por três questões fechadas, e dois testes
motores, os mesmos respondidos e realizados pelas alunas com auxilio da
professora do Centro de Atendimentos Múltiplos, sendo as respostas alcançadas,
comparadas e analisadas perante a literatura sobre o tema. Chegou-se a conclusão
que para o teste de equilíbrio estático a média das alunas encontram-se no estágio
elementar e para o de equilíbrio dinâmico a média do estágio é o inicial. Em relação
ao questionário elas participam das aulas de Educação Física, porém não realizam
nenhuma atividade física voltada para alunos com surdez.