Cartografia da publi-cidade: uma narrativa rizomática da cidade como mídia

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Data
2019-04-26Primeiro membro da banca
Cougo , Laura Hastenpflug Wottrich
Segundo membro da banca
Rosário, Nísia Martins do
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação parte da questão de como ocorrem e se articulam as desterritorializações e
reterritorializações da publicidade a partir das produções observadas no espaço público, tendo
como objetivo analisar as desterritorializações da publicidade formal a partir das ações táticas
que ocorrem no espaço público. Para isso, parte da discussão de três eixos teóricos e a
intersecção deles: o cotidiano, a cidade e a publicidade. O cotidiano é compreendido a partir da
ação produtiva da multidão, alinhando os conceitos de Michel de Certeau (1994) e Hardt e
Negri (2014). A cidade é proposta como uma mídia, elaborada com base nas possibilidades de
interação e acesso plural, amparada em Eliséo Verón (1997), e pela visão da cidade como fluxos
de comunicação de Massimo Di Felice (2009). No terceiro elemento teórico, a publicidade é
discutida acionando os conceitos de extramídia de Dominique Quessada (2003) e de
publicização de Vander Casaqui (2011), tratando dos movimentos de transformação e novas
práticas no campo publicitário. O estudo tem a cartografia como percurso metodológico, sendo
desenvolvido a partir da perspectiva rizomática e os procedimentos aplicados de acordo com as
variedades da atenção cartográfica de Virgínia Kastrup (2007). Com base nos dados coletados,
é desenhado o rizoma dos transbordamentos da publicidade. Partindo desse mapa estratificado,
o estudo tem como resultado o rizoma das reterritorialidades da publicidade, construído a partir
de quatro platôs: a cidade como um espaço de atuação de marcas; o cotidiano como ambiente
de referências e causas para o trabalho publicitário; a publicidade com os novos tipos de entrega,
formatos não definidos e atuação socialmente responsável; e novas práticas caracterizadas por
criação aberta, multidisciplinaridade e trabalhos por projetos. A perspectiva desses quatro
platôs dá origem ao conceito de publi-cidade: proposta de atuação publicitária mais responsável
e engajada com o ambiente urbano e com a sociedade.
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