Criação, implementação e validação de um repositório digital para podcast educativo
View/ Open
Date
2020-10-31Primeiro coorientador
Barin, Cláudia Smaniotto
Primeiro membro da banca
Bottentuit Junior, João Batista
Segundo membro da banca
Medina, Roseclea Duarte
Metadata
Show full item recordAbstract
A pesquisa visa apresentar o processo de criação, implementação e validação de
um Repositório Digital para Armazenamento de Podcast Educativo, tendo como foco
os diferentes segmentos educacionais. Inicialmente, desenvolveu-se um trabalho de
investigação sobre a aplicação do Podcast como um recurso educacional, assim
como as vantagens, possibilidades e desafios de sua criação, elencando as
principais publicações relacionadas ao uso do Podcast, o que aponta a carência de
estudos referente a esta temática, o que corrobora para a importância desta
pesquisa. Durante a segunda fase, foi realizado um estudo referente aos repositórios
mantidos pelo Ministério da Educação, MEC: o Banco Internacional de Objetos
Educacionais (BIOE), o Portal do Professor, a Rede Interativa Virtual da Educação
(RIVED) e o Domínio Público, com intuito de elencar as principais vantagens,
problemas bem como os principais desafios que os usuários encontram ao utilizar
estas plataformas. A análise dos repositórios foi embasada sobre os critérios de
avaliação utilizada por Botton 2019, relacionados a metadados, institucionalização,
usuários, visibilidade e políticas. Finalmente, tendo por base o trabalho até então
desenvolvido, e após a análise das plataformas, procedeu-se à proposta e
implementação de um protótipo de repositório digital para armazenamento de
Podcast educativo, tendo em vista que a maioria da produção de Podcasts ficam
dispersas na Rede, não sendo compartilhados entre seus públicos. Nesta
perspectiva, os repositórios digitais surgem como uma opção para sanar essa
carência, concentrando estes recursos em apenas uma base de dados,
possibilitando ao público consumidor ter uma forma mais rápida e segura de
encontrar estes conteúdos, assim potencializando seu uso e compartilhamento.
Como abordagem metodológica a pesquisa está fundamentada no Design-Based
Research (DBR), pois esta metodologia é utilizada em pesquisas e desenvolvimento
de aplicações em várias áreas, mais propriamente para o desenvolvimento de
propostas de processo cognitivo em ambientes digitais educacionais. Os resultados
preliminares demonstraram o quanto os repositórios estudados apresentam
inconsistência em seus métodos de buscas, assim como falta de orientações
específicas referentes a seus metadados e indexação dos objetos submetidos aos
repositórios. Identificou-se também a falta de iniciativas motivacionais aos depósitos
de materiais, bem como poucas oportunidades de interação entre os usuários. No
entanto, levando em consideração estas dificuldades identificadas durante análises,
faz-se necessário a criação de um repositório específico para Podcast, em que os
usuários tenham facilidade, tanto em encontrar estes recursos de forma acessível e
confiável, quanto um ambiente para submissão bem estruturado, possibilitando a
utilização destes recursos nos ambientes educacionais tornando a construção do
conhecimento mais ativo.
Collections
The following license files are associated with this item: