Estudo sobre a implementação de sistema de GED para micro-empresa: o caso de uma empresa gaúcha do ramo alimentício
Abstract
Esta monografia aborda a importância e os cuidados atribuídos para a
implantação de um sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) na microempresa
Iguaria Restaurante. Apontam-se as características da implantação de um
sistema eletrônico, vantagens, importância, relacionamento da instituição com a
necessidade de sua implantação, meios de conversão de documentos, migração,
cuidados com preservação documental e o porquê de se implantar e manter um
sistema que organize eletronicamente os documentos empresariais. Ressalta-se
também que a presente monografia destaca sugestões de como deve ocorrer o
tratamento com os documentos que se apresentam em meio digital, afinal deve-se
providenciar todos os cuidados para lidar com os documentos, independente do tipo
de suporte que eles apresentam. Os documentos da referida empresa hoje se
encontram, em sua maioria, em suporte papel, dispostos em caixas-arquivo,
situados no interior do escritório do estabelecimento junto à mesa do computador. O
arquivo é pequeno, visto que o Restaurante existe há pouco mais de um ano, se
relacionado ao término do desenvolvimento da pesquisa. Porém visualiza-se
implantar um sistema eletrônico para o tratamento dos documentos, observado que
possui grandes vantagens, facilidades, agilidade e eficiência, com tendência à
modernizar e beneficiar na tomada de decisões por parte dos seus administradores.
Porém esta pesquisa limita-se em explanar os motivos e os pontos positivos para tal
implantação, analisando a situação da realidade da empresa, objetivo principal deste
estudo. Portanto, constata-se a necessidade de um sistema que reúna os
documentos de maneira digital e que traga em sua constituição os preceitos
arquivísticos.
Collections
- Gestão em Arquivos - EaD [245]