Parceria entre escola e família: desafios de uma gestão escolar compartilhada
Abstract
A presente pesquisa teve por objetivo analisar a gestão compartilhada entre família e escola na realização de projetos e atividades escolares em uma instituição municipal do município de Alpestre (RS). A metodologia foi do tipo estudo de caso e participaram dezenove colaboradores: oito professores, sete pais, duas funcionárias e duas representantes da Secretaria Municipal da Educação. Optou-se pela abordagem qualitativa, sendo aplicado um questionário com perguntas abertas. Para a interpretação das informações se utilizou categorização simples, aproximada da análise de conteúdo. Constatou-se nas reflexões dos colaboradores um consenso de que a parceria entre a família e a escola é um dos caminhos para uma gestão democrática com qualidade. O comprometimento de todos através de um trabalho cooperativo e responsável é de suma importância para o êxito do processo ensino aprendizagem. Todos os entraves que dificultam o andamento das atividades escolares necessitam um esforço combinado e colaborativo na busca de soluções. A realização de projetos elaborados com a participação da comunidade escolar, apontam para a construção de uma identidade própria da escola e a educação plena focada para a vida em sociedade.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]