Endomarketing como estratégia organizacional: um estudo em uma instituição financeira
Abstract
Diante de um mercado cada vez mais exigente e competitivo, as empresas estão
tendo que se reinventar a cada momento, pois a busca pela satisfação do
consumidor é uma preocupação constante onde inclusive o consumidor interno se
torna importante tanto quanto o externo. Essa pesquisa objetiva analisar a
percepção dos colaboradores de uma das 14 agências da instituição financeira
quanto a prática do Endomarketing na organização e sua aplicabilidade de forma a
propor ações que possam beneficiar os colaboradores e a empresa, bem como o
relacionamento entre os mesmos. A realização dessa pesquisa se deu inicialmente
por um estudo bibliográfico, onde abordou-se sobre Estratégica Organizacional,
Marketing, e Endomarketing. Posteriormente, realizou-se a pesquisa de campo com
12 colaboradores dentre eles colaboradores com cargo de gestão, administrativo e
do negócio, com abordagem quali-quantitativo em decorrência dos métodos de
pesquisa sendo os resultados apresentados em forma de tabelas e gráficos para
melhor compreensão. A coleta de dados realizada através de um questionário
mostrou que os colaboradores participantes possuem nível de escolaridade elevado
e também maior tempo de empresa, sendo assim maior alinhamento com seus
princípios e valores. Pontos a serem levados em consideração são a integração do
novo colaborador quanto as funções, o reconhecimento das habilidades do
colaborador e a atribuição das atividades de acordo com essas. Poucos são os
colaboradores que não possuem conhecimento do termo Endomarketing e de sua
importância para a organização, portanto é possível ser percebido a existência da
valorização do colaborador como parte de um todo.
Collections
- TCC Administração - PM [153]
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