Avaliação de satisfação dos clientes do ponto do confeiteiro
Abstract
Atualmente o marketing é uma importante ferramenta para as empresas visto sua amplitude de funções e a
capacidade de entender o cliente e suas necessidades, para assim direcionar os produtos e serviços que os
satisfaçam. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho foi mensurar o grau de satisfação dos clientes da loja
Ponto do Confeiteiro, localizada no município de Palmeira das Missões – RS. Este estudo quanto aos objetivos
classifica-se como uma pesquisa descritiva e que possui abordagem, quantitativa, pois, os dados foram analisados
por meio de uma base de dados, a qual foi construída considerando a coleta obtida através dos questionários de
pesquisas respondidos pelos clientes da loja. Junto a pesquisa de satisfação, também foi aplicado o método do Net
Promoter Score Quanto aos procedimentos a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso. A amostra,
classificada como não probabilística e por conveniência, totalizou sessenta entrevistados. O estudo demonstrou
resultados satisfatórios no que tange ao composto de marketing e demais avaliações de satisfação dos
consumidores. O Net Promoter Score, ferramenta utilizada para calcular o percentual de clientes promotores e
detratores, também evidenciou bons resultados, colocando a empresa em uma categoria elevada de referência em
satisfação do consumidor. Conclui se que a empresa estudada possui uma boa reputação frente ao seu consumidor,
no entanto, precisa melhorar a sua comunicação e visibilidade nas redes sociais. Além disso, com as sugestões do
estudo a empresa pode melhorar sua atuação no mercado e ampliar a sua rede de clientes.
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- TCC Administração - PM [153]
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