Desenvolvimento de sistemas de controle para motores de ímãs permanentes para tração de veículos elétricos
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Data
2020-02-27Primeiro membro da banca
Massing, Jorge Rodrigo
Segundo membro da banca
Eckert, Paulo Roberto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma bancada experimental ao
acionamento e controle dos motores síncronos de ímãs permanentes com rotor externo.
As principais características desses motores estão relacionadas a sua elevada densidade de
potência e alta eficiência. Tais características são interessantes para aplicações no sistema
de tração de veículos elétricos. Assim, existem diferentes configurações de alocação dos
motores no sistema de tração elétrica. Uma topologia que vem chamando bastante atenção
recentemente é o uso de motores inseridos no interior das rodas dos veículos elétricos.
A utilização dessa configuração apresenta restrições quanto a obtenção da informação da
posição do rotor, sendo necessário a utilização de sensores de efeito Hall ou estratégias de
controle sensorless. Usualmente, motores síncronos de ímãs permanentes que utilizam as
abordagens clássicas de controle utilizando sensores de efeito Hall apresentam ondulações
de torque indesejáveis para a aplicação no sistema de tração elétrica. Desse modo, nesta
dissertação será aplicado uma estratégia para estimar a velocidade e a posição a partir da
informação dos sensores de efeito Hall, para em seguida serem utilizadas em conjunto com
a técnica de controle vetorial. Como método de controle alternativo caso ocorra alguma
falha nos sensores de posição, será aplicado uma estratégia de controle sensorless baseada
em observadores de estados das correntes e forças contraeletromotrizes no referencial
estacionário. Por fim, resultados de simulação e experimentais validam a análise teórica
desenvolvida e demonstram o desempenho das técnicas de controle aplicadas aos motores
síncronos de ímãs permanentes.
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