Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação num Enfoque Globalizador
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação num Enfoque Globalizador
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Currículo e prática docente no ensino fundamental: uma reflexão necessária

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de Especialização (108.8Kb)
Data
2006-05-18
Autor
Kozloski, Rosane Aparecida Frozza
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O artigo aqui desenvolvido é fruto de um estudo sobre as teorias curriculares que influenciaram e influenciam a prática docente nas escolas. Procurou-se abordar as concepções sobre currículo, vigentes no atual momento histórico, tendo como pressuposto que a educação é uma forma de libertação intelectual e cultural do ser humano capaz de levar o educando a assumir sua cidadania com autonomia intelectual e com capacidade de entender a realidade para poder transformá-la. O estudo está fundamentado, principalmente, nas idéias de Antoni Zabala, Maria Cândida Moraes, Edgar Morin e Maurice Tardif. Apresenta-se, também, uma breve reflexão quanto à prática docente desenvolvida pela presente autora na Escola Estadual de Ensino Fundamental General Edson Figueiredo, em Santa Maria, RS, a qual é pertinente com o tema estudado. É concluído que ainda existem escolas arraigadas a propostas curriculares tradicionais e outras que procuram desenvolver suas práticas dentro das novas concepções curriculares, e que, para que novas concepções se concretizem de uma forma mais abrangente em nossas escolas, é fundamental que cada professor tenha claro qual é a função social do ensino e da educação.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2243
Coleções
  • Educação num Enfoque Globalizador [9]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.