Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pelo transtorno oposição e síndrome do pânico
Abstract
Pretende-se com este artigo oferecer subsídios para a escola ampliar seus
conhecimentos sobre a diferença dos seus alunos. Esta atitude faz-se necessária e
urgente, devido à apresentação de diferentes comportamentos observados e, não
compreendidos pela maioria dos profissionais da educação, de como agir com os
alunos com diagnóstico de Transtorno por Oposição e Síndrome do Pânico,
associados às dificuldades de aprendizagem. A análise do tema terá como recurso
metodológico a pesquisa bibliográfica suportada em Ballone (2002), Barros (2003),
Serra-Pinheiro, Schimtz, Mattos & Souza (2004) Rotta, Ohlweilert & Riesgo (2006),
Rivero (2007) e Scarpatto (2007). Procurou-se pesquisar autores que tivessem
escrito obras pertinentes ao tema, para elucidar a importância de descrever as
diferenças dos alunos com Transtorno por Oposição e Síndrome do Pânico, na
aquisição da aprendizagem frente seus colegas, professores e familiares. Constatase
então que a escola deve proporcionar novas abordagens quanto às avaliações e
promoções dos alunos, fazendo com que também eles se responsabilizem por suas
aquisições emocionais, pessoais e acadêmicas, garantindo-lhes o direito de
pertencimento, estimulando a amizade, negociando conflitos, que ocasionará no
auto-conhecimento, que proporcionará ou garantirá seu lugar no grupo, culminado
assim a etapa final do processo adaptativo.