Uma investigação sobre a formação docente e a integração das tecnologias da informação e comunicação nos cursos de licenciatura em física dos Institutos Federais do estado do Rio Grande do Sul
View/ Open
Date
2020-12-18Primeiro membro da banca
Bulegon, Ana Marli
Segundo membro da banca
Chaves, Taniamara Vizzotto
Metadata
Show full item recordAbstract
Nos dias atuais, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão presentes no cotidiano das pessoas em diversos setores, inclusive nas indústrias de equipamentos e de entretenimento. Pensando na formação docente, a literatura aponta vários referenciais que visam uma melhor formação para que sejam capazes de selecionar, elaborar e avaliar estratégias de ensino coerentes com as demandas da sociedade atual, que partam dos seus objetivos formativos e que potencializam o uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Estes motivos nos levam a analisar, a formação dos Físicos Educadores nos Institutos Federais do Estado do Rio Grande do Sul, com a intenção de entender o processo de formação destes sujeitos no que diz respeito ao desenvolvimento de práticas pedagógicas utilizando as novas tecnologias de forma crítica e criativa. Para atingir os propósitos desta pesquisa utilizamos uma investigação através da análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Física do Instituto Federal Farroupilha, Instituto Federal Sul Rio Grandense e Instituto Federal do Rio Grande do Sul A partir da análise foi feita uma reflexão sobre a formação desses futuros educadores e o uso das TIC ao longo do processo formativo. A investigação aponta a importância das políticas públicas e remete aos modelos de adoção/integração das TIC que concordam entre si que a integração não ocorre de forma instantânea, mas processual. Por isso é importante ampliar o contato e a experiência dos docentes com essas tecnologias desde o processo de formação inicial. Disciplinas como: metodologia de ensino, instrumentação e estágios apresentam excelentes oportunidades de contemplar o uso destes recursos. Após análise do PPC dos cursos, foram elaborados dois questionários online voltados para os professores formadores e egressos dos cursos em questão. Para análise dos dados utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD). Com a ATD, identificamos os principais desafios para a formação, a partir dos discursos dos professores formadores, o que nos levou a três categorias para análise do questionário dos professores: Presença das Tecnologias na prática do docente; Preocupação com a integração das TIC nas disciplinas; e Importância das Tecnologias na Formação dos Professores. A análise dos questionários dos egressos levou a três categorias: Contribuições das TIC no processo formativo do professor de Física; A formação para o uso das Tecnologias; e Reflexão sobre as TIC na sala de aula. Esta pesquisa corroborou com a necessidade de pensarmos em uma estrutura formativa menos fragmentada, em que as TIC – e não só elas –, sejam discutidas em diferentes contextos e ambientes, de forma a perpassar o PPC do curso de Licenciatura em Física das instituições que participaram dessa pesquisa.
Collections
The following license files are associated with this item: