dc.creator | Seixas, Geovânia dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2021-10-20T17:29:13Z | |
dc.date.available | 2021-10-20T17:29:13Z | |
dc.date.issued | 2020-12-08 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22486 | |
dc.description.abstract | This Dissertation aims to investigate evidences of significant critical learning in the process of solving activities proposed in the Youth and Adult Education (EJA) modality, involving as theme Financial Education. The research was developed during an academic semester, in Mathematics classes, in a class of the 3rd year of High School at Institute Tiaraju, located in the city of São Sepé/RS. It is based on Marco Antonio Moreira's Theory of Critical Meaningful Learning (TASC), the research has a qualitative character and the methodological procedure adopted was the case study. For data collection it was used a semi-structured questionnaire, a class diary of the teacher-researcher, the textbook adopted by the Institute, questions from the National Examination for the Certification of Competence of Young People and Adults (Encceja), and the conceptual mapping technique developed by Joseph D. Novak as a didactic instrument, learning resource and means of evaluation. In addition to the concept maps, the research used data gathered from four activities, each subdivided into two parts: the first with a selected question from Encceja and the second with complementary questions elaborated by the researcher with the purpose of developing criticality in view of financial situations. At the end of the activities, students developed conceptual maps in order to understand the relationships found between the concepts worked on. From the data collected, evidences of significant critical learning were investigated, observing the principles that guide the theory. The results reveal the importance of working with proposals that seek to highlight the criticality of students, since it was possible to obtain the visualization of meanings arising from their critical positioning, through the development of each activity. It is expected that this study will lead to new researches with this bias, which may be adapted to other teaching modalities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aprendizagem significativa crítica | por |
dc.subject | Mapas conceituais | por |
dc.subject | EJA | por |
dc.subject | Encceja | por |
dc.subject | Critical meaningful learning | eng |
dc.subject | Concept maps | eng |
dc.title | Significados externalizados por alunos da EJA frente à resolução de questões sobre o tema educação financeira | por |
dc.title.alternative | Externalized meanings by EJA students as regards questions resolutions under the theme of financial education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente Dissertação tem por objetivo investigar evidências de aprendizagem significativa crítica no processo de resolução de atividades propostas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), envolvendo o tema Educação Financeira. A pesquisa foi desenvolvida no decorrer de um semestre letivo, nas aulas de Matemática, em uma turma do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Tiaraju, localizado na cidade de São Sepé/RS. Fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC) de Marco Antonio Moreira, a pesquisa tem caráter qualitativo e o procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso. Para o levantamento de dados foi utilizado questionário semiestruturado, diário de aula da professora-pesquisadora, o livro didático adotado pelo Instituto, questões do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja), e a técnica do mapeamento conceitual desenvolvida por Joseph D. Novak como instrumento didático, recurso de aprendizagem e meio de avaliação. Além dos mapas conceituais, a pesquisa usou dados reunidos a partir de quatro atividades, cada uma subdividida em duas partes: a primeira com uma questão selecionada do Encceja e a segunda com questões complementares elaboradas pela pesquisadora com o propósito de desenvolver a criticidade a respeito de situações de cunho financeiro. Ao término das atividades, os educandos elaboraram mapas conceituais a fim de perceber as relações encontradas entre os conceitos trabalhados. A partir dos dados coletados, foram investigadas evidências de aprendizagem significativa crítica, observando os princípios que norteiam a teoria. Os resultados revelam a importância de se trabalhar com propostas que buscam evidenciar a criticidade dos estudantes, visto que, foi possível se obter a visualização de significados oriundos do posicionamento crítico dos mesmos, mediante o desenvolvimento de cada atividade. Espera-se que esse estudo conduza a novas pesquisas com esse viés, as quais poderão ser adaptadas a outras modalidades de ensino. | por |
dc.contributor.advisor1 | Santarosa, Maria Cecília Pereira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7310867402763253 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Ferrão, Naíma Soltau | |
dc.contributor.referee1 | Hartmann, Ângela Maria | |
dc.contributor.referee2 | Mariani, Rita de Cássia Pistóia | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9166269688054103 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |