Significados externalizados por alunos da EJA frente à resolução de questões sobre o tema educação financeira
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Date
2020-12-08Primeiro coorientador
Ferrão, Naíma Soltau
Primeiro membro da banca
Hartmann, Ângela Maria
Segundo membro da banca
Mariani, Rita de Cássia Pistóia
Metadata
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A presente Dissertação tem por objetivo investigar evidências de aprendizagem significativa crítica no processo de resolução de atividades propostas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), envolvendo o tema Educação Financeira. A pesquisa foi desenvolvida no decorrer de um semestre letivo, nas aulas de Matemática, em uma turma do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Tiaraju, localizado na cidade de São Sepé/RS. Fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC) de Marco Antonio Moreira, a pesquisa tem caráter qualitativo e o procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso. Para o levantamento de dados foi utilizado questionário semiestruturado, diário de aula da professora-pesquisadora, o livro didático adotado pelo Instituto, questões do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja), e a técnica do mapeamento conceitual desenvolvida por Joseph D. Novak como instrumento didático, recurso de aprendizagem e meio de avaliação. Além dos mapas conceituais, a pesquisa usou dados reunidos a partir de quatro atividades, cada uma subdividida em duas partes: a primeira com uma questão selecionada do Encceja e a segunda com questões complementares elaboradas pela pesquisadora com o propósito de desenvolver a criticidade a respeito de situações de cunho financeiro. Ao término das atividades, os educandos elaboraram mapas conceituais a fim de perceber as relações encontradas entre os conceitos trabalhados. A partir dos dados coletados, foram investigadas evidências de aprendizagem significativa crítica, observando os princípios que norteiam a teoria. Os resultados revelam a importância de se trabalhar com propostas que buscam evidenciar a criticidade dos estudantes, visto que, foi possível se obter a visualização de significados oriundos do posicionamento crítico dos mesmos, mediante o desenvolvimento de cada atividade. Espera-se que esse estudo conduza a novas pesquisas com esse viés, as quais poderão ser adaptadas a outras modalidades de ensino.
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