A inclusão de alunos surdos em escola pública da cidade de São Borja – RS
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Data
2007-12-12Autor
Klahr, Ana Paula dos Santos
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A presente pesquisa trata do processo de inclusão de alunos surdos no ensino
regular em uma escola pública de São Borja. A investigação foi baseada no contato
direto com os sujeitos investigados; O instrumento de pesquisa foi uma entrevista
semi-estruturada. Os sujeitos dividiam-se em dois grupos. Um grupo formado por
estudantes surdos e outro por professores ouvintes. Buscou-se identificar como
esses alunos sentem-se recebidos por colegas e educadores ouvintes, e a
comunidade escolar como um todo, verificando também as maiores dificuldades
encontradas pelos professores para trabalhar com alunos surdos no contexto de
sala de aula regular. Procurou-se conhecer a prática pedagógica desenvolvida pelos
profissionais ouvintes no processo de aprendizagem de alunos surdos num contexto
educativo voltado ouvintes. A inclusão de surdos em escola regular é um assunto
muito abrangente, em que a situação deve ser pensada como um todo, a partir da
realidade de cada local. Para que se consiga avaliar a situação dos alunos surdos
em sala de aula, necessita-se conhecer a cultura surda e o papel da língua de sinais
para a aprendizagem dos alunos surdos. Conhecer os processos de
inclusão/exclusão na sociedade; discutir práticas e teorias partindo de uma questão
sociocultural, em que o surdo é um sujeito que usa outra língua denominada Libras,
a Língua Brasileira de Sinais.