Frações e a geometria: algumas conexões entre as sequências de Farey, os círculos de Ford e os Sangakus
Fecha
2021-07-07Primeiro membro da banca
Dalcin, Andreia
Segundo membro da banca
Pansonato, Claudia Candida
Terceiro membro da banca
Brum, Valeria de Fatima Maciel Cardoso
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho é um estudo bibliográfico com base em livros, artigos e dissertações. Tem como objetivo a elaboração de uma sequência didática com o intuito de oferecer aos alunos e professores da Educação Básica uma nova perspectiva sobre o conteúdo de frações e de geometria plana. Neste estudo, estes conteúdos são relacionados entre si e são apresentados novos conceitos que utilizam essas relações, como as sequências de Farey, os círculos de Ford e os Sangakus. Para sua realização foram usados como referencial teórico, principalmente, a legislação brasileira, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular e estudos presentes na literatura que tratam das sequências de Farey, dos círculos de Ford e dos Sangakus. A pesquisa seguiu as seguintes etapas: identificação dos conteúdos e a forma que esses seriam abordados em uma sequência didática, criação da sequência didática e criação de um questionário para determinar as opiniões e avaliações dos estudantes. Essa sequência de atividades foi construída para ser trabalhada com os alunos da Educação Básica, a partir do 9º ano do Ensino Fundamental e, espera-se, com o seu desenvolvimento despertar nos estudantes o interesse pela disciplina de matemática e pela sua história.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: