O processo da quadrangulação: uma nova perspectiva metodológica no ensino de ciências
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Date
2020-02-27Primeiro membro da banca
Costa, Denise Kriedt da
Segundo membro da banca
Moresco, Terimar Ruoso
Metadata
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A utilização de modelos didáticos no Ensino de Ciências pode colaborar com a representação dos conhecimentos químicos, aproximar os estudantes do conteúdo desenvolvido na sala de aula e qualificar os processos de aprendizagem dos escolares. O presente trabalho tem como objetivo verificar a eficiência do método da Quadrangulação para o ensino de transformações físicas e químicas da matéria, a fim de tornar o estudo deste tema mais atrativo para os estudantes e colaborar com o Ensino de Ciências nas escolas. O desenvolvimento desta metodologia surgiu através dos estudos do professor e pesquisador Alex H. Johnstone, que em 1982, foi o primeiro a tratar sobre os três níveis de representação no ensino da química (macro, submicro e simbólico), método denominado Triangulação. A partir disso, surgiu a ideia de propor o quarto nível de representação, denominado por “nível das características”. Desta maneira, os respectivos quatro níveis de representação formam o processo da Quadrangulação. As atividades ocorreram através de encontros semanais com oito estudantes do 1º ano do ensino médio (magistério) durante 10 semanas (com idades entre 15 e 17 anos). A pesquisa desenvolvida foi um estudo transversal (FILHO, 1998), a partir de uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e explicativa (MOREIRA, 2011). Foram utilizados questionários como instrumentos de pesquisa. As atividades ocorreram da seguinte maneira:
a) Aplicação do questionário pré-teste, b) Aula expositiva, c) Construção do material didático pelos estudantes, d) Aplicação do questionário pós-teste. De acordo com as respostas, foi possível verificar que os estudantes, em geral, se dedicaram para responder as questões propostas. Neste sentido, pode-se observar que através da utilização da metodologia desenvolvida neste trabalho, os estudantes tiveram um avanço significativo na compreensão de conceitos químicos para explicar fenômenos do dia a dia, e também na forma como se mostraram entusiasmados em aprender Ciências através da nova proposta. Sendo assim, pode- se observar que o estudante (A1) exibiu uma maior ênfase de termos científicos em suas respostas, enquanto o estudante (A2) utilizou da química do cotidiano para explicar os conhecimentos científicos. O estudante (A3) melhorou minimamente suas compreensões no pós-teste. Em contrapartida, os estudantes (A4), (A5) e (A7) apresentaram dificuldades para desenvolver suas explicações, tanto no questionário pré-teste como no pós-teste. Por fim, os estudantes (A1), (A6) e (A8) se destacaram na compreensão dos fenômenos no questionário pós-teste. Com base na análise de dados, revelou-se que o processo da Quadrangulação pode colaborar com o ensino e aprendizagem dos estudantes no estudo das transformações da matéria.
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