Módulo para edição de terrenos virtuais e distribuição procedural de vegetação
Abstract
Terrenos virtuais frequentemente são incorporados em vários tipos de aplicações gráficas,
tais como simuladores e jogos. Porém, a criação desses terrenos comumente envolve a
execução de tarefas que forçam o artista a despender uma grande quantidade de tempo.
Uma dessas tarefas é a inserção de vegetação, algo que pode rapidamente se tornar impraticável
para um artista a medida que as dimensões do terreno aumentam. Além disso,
é comum que terrenos previamente criados ou pré-gerados com o auxílio de alguma técnica
automatizada necessitem modificações posteriores para correção de inconsistências
ou incorporação de novos elementos. Tendo isso em vista, este trabalho apresenta o
processo de desenvolvimento e implementação de um módulo que estende as capacidades
do simulador desenvolvido no contexto do Projeto SIS-ASTROS, a fim de facilitar as
tarefas de preparação dos terrenos virtuais utilizados no simulador. Essa preparação é
dividida em duas partes. A primeira envolve as ações de edição do mapa de alturas utilizado
para renderizar o terreno. A segunda envolve a geração procedural das posições dos
elementos da vegetação que cobrem o terreno. A parte de edição do terreno permite que
o usuário modifique manualmente o mapa de alturas através do uso de uma ferramenta
de edição parametrizável do tipo “pincel” para elevar, rebaixar e nivelar o terreno. A parte
da distribuição procedural de vegetação consiste em utilizar as informações vetoriais que
representam as áreas cobertas por florestas para gerar uma lista de posições referente
a todos os elementos de vegetação que cobrem essas áreas. Essa distribuição é parametrizada
e permite que o usuário defina a sua densidade. Além disso, a implementação
garante que não exista colisões entre as árvores distribuídas.
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